
Hoje, 05 de Maio, é comemorado o dia Nacional das Comunicações. Também conhecida como “Dia de Rondon”, a data faz alusão ao nascimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que sempre foi considerado o defensor e propagador dos sistemas de comunicação no Brasil.
Mas, qual a importância dessa data? Bem, levando em consideração que a comunicação hoje em dia está atrelada a vida do ser humano, a rememoração dela faz-se necessária.
Em 15.000 a.C. a comunicação se dava através de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu na mesma época onde os primeiros registros foram descobertos em cavernas, como pinturas, cenas figuradas e símbolos. No período de tecnologia no qual nos encontramos hoje nem conseguimos imaginar como seria ter que nos comunicarmos por esses meios.
Ao longo do tempo a maneira como nos comunicamos passou por várias fases e mudanças sendo sempre aperfeiçoada de acordo com a necessidade. Na idade média utilizavam-se mensageiros como emissor, não importa a distância que tivessem que percorrer, para que uma mensagem fosse entregue ao receptor. Hoje, basta a internet está ligada para mandarmos e recebermos mensagens em segundos, via Whatsapp, por exemplo.
Através do rádio, sites, Instagram e outros diversos meios de comunicações que dispomos na atualidade, podemos saber de tudo que acontece ao redor do mundo, praticamente em tempo real.
Não me surpreenderia se a profissão mais antiga do mundo fosse a do comunicador. Comunicar é arte e a partir dela tudo ganha sentido. Nos comunicamos para firmar acordos, relacionarmos, interpretarmos e evoluirmos. Dessa forma, que a comunicação e seus meios possam ser usados sempre para o aperfeiçoamento e crescimento humanitário. Comuniquemo-nos!
Da Redação, FontePB