Baía da Traição vacina pessoas sem comorbidades a partir de 30 anos

Baía da Traição, na PB, vacina pessoas sem comorbidades a partir de 30 anos — Foto: Felipe Ferreira/CCS

A cidade de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, já iniciou a vacinação contra Covid-19 para pessoas sem comorbidades com 30 anos ou mais. O município de Baía da Traição é uma reserva indígena potiguar e, por isso, vacinou boa parte da população no início da campanha, já que os povos indígenas faziam parte dos primeiros grupos prioritários.

Siga-nos no Instagram @FontePB

Além disso, outra explicação para esse adiantamento na faixa etária do público geral é a ausência de alguns grupos prioritários no município. “Nós cumprimos todos os itens do Programa Nacional de Vacinação, e nós, por sermos uma reserva indígena potiguar, nós já cumprimos todos os itens (grupos). E alguns grupos a Baía não tem, como condutor metroviário, ferroviário, aquaviário. Hoje estamos vacinando moradores com 30 anos ou mais sem comorbidades”, detalha o secretário de saúde da cidade, Aluízio José de Lorena.

A vacinação desse público começou na última quarta-feira (2) com um mutirão, quando 309 pessoas pessoas imunizadas. Durante essa semana, a vacinação acontece diariamente, mas mediante agendamento. A aplicação acontece em quatro unidades, onde cada uma tem uma vacinadora.

“Dependendo da chegada de mais vacinas, vamos baixar para 25 anos. De 18 a 30 é um público bem maior, mas o mutirão tem ajudado”, relata o secretário. Um novo mutirão para pessoas com 30 anos ou mais sem comorbidades para acontecer nesta quarta-feira (9). Nesse caso, não é necessário agendamento.

Até agora, o município de Baía da Traição já vacinou 4.862 pessoas com a primeira dose – o que corresponde a 69% da população adulta da cidade – e 3.469 com a segunda dose do imunizante.

FontePB, com G1PB

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!