
As cidades de Bananeiras, Solânea e Serraria, no Brejo da Paraíba, voltaram a receber água da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A região recebeu chuvas que garantiram volumes mínimos em reservatórios que abastecem esses municípios que estavam sem água desde 2021.
A barragem de Canafístula II, localizada no município de Borborema, no Brejo, armazenou um volume em torno de 9% da capacidade. O volume acumulado na barragem ainda é baixo, segundo a Cagepa, mas o suficiente para retomar o abastecimento dos municípios de Bananeiras e Solânea.
Já a barragem de Paulo Afonso chegou ao volume necessário para, por pelo menos três ciclos, assegurar o abastecimento da cidade de Serraria.
“Solânea e Bananeiras entraram em colapso no mês de setembro de 2021. Já a cidade de Serraria, em dezembro do mesmo ano”, pontuou o engenheiro Edson Almeida, gerente regional da Cagepa no Brejo, acrescentando que a retomada do abastecimento neste momento acontece em sistema de rodízio.
Para garantir água à população durante a escassez, a Cagepa fez a doação de reservatórios de 5 mil litros, que foram instalados em pontos estratégicos das cidades e abastecidas com carro-pipa, para distribuir junto aos moradores, além da perfuração de poços artesianos.
Com Portal Correio