
O número de acidentes de trânsito em Campina Grande sofreu redução de 14% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período em 2019. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (8) pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP).
- Siga-nos no Instagram @FontePB
- 1.074 acidentes em geral (redução de 14%); 886 acidentes com moto (redução de 8%); 77 atropelamentos de pedestres (redução de 41%), e 17 acidentes fatais (aumento de 13%).
Em 2020, até o mês de setembro, foram registrados:
- 1.515 acidentes em geral; 1.241 acidentes com motocicletas; 104 atropelamentos de pedestres; 19 acidentes fatais sendo 20 óbitos, e 92 acidentes com envolvimento de álcool. (Obs. condutores e/ou vítimas).
Dos corredores que apresentaram redução, destacam-se três:
- Juscelino Kubitschek (redução de 58%); Elpídio de Almeida (redução de 40%); e Aprígio veloso (redução de 37%).
Dentre os corredores que apresentaram aumento, destacam-se dois:
- BR 104 (aumento de 45%) e Eng. Lourival de Andrade (aumento de 45%).
Segundo a STTP, a redução foi influenciada principalmente pelo mês de abril, com a queda de 38% e também pela expressiva diminuição no número de atropelamentos de pedestres. Nos acidentes com envolvimento de motocicletas, houve uma redução de 8% nos seis primeiros meses, também por causa do mês de abril, quando a redução foi de 39%. Nos atropelamentos de pedestres, a redução foi mais expressiva (41%), visto que em cinco meses houve redução de 74% (junho), comparando com o mesmo mês em 2019.
Impactos da pandemia de Covid 19
Conforme a STTP, o distanciamento social e as medidas de combate ao coronavírus contribuíram expressivamente para a redução dos acidentes no primeiro semestre, dado que, no 1º trimestre, com exceção dos atropelamentos de pedestres, houve um aumento de 2% nos acidentes em geral, e de 6% nos acidentes com motocicletas.
Os dados do relatório são coletados e processados com ajuda de órgãos como a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Hospital de Trauma. Devido à pandemia, não estão contidos os acidentes colhidos no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) (óbitos), havendo, portanto, a possibilidade de posteriormente, ocorrer uma pequena variação para mais.
Por Redação FontePB com Portal Correio