Jacarés invadem casas e comércios no centro da cidade de Itapororoca

Imagem: Reprodução

Por Edilane Santos

Uma lagoa no centro do Município de Itapororoca, na região do Vale do Mamanguape, tem abrigado cerca de mais de 200 Jacarés da espécie Papo Amarelo, fato que tem deixado a população da região em alerta.

O corregedor da Guarda Municipal da prefeitura da cidade, Josemar Araújo disse que “Não foram os jacarés que chegaram ao nosso território, fomos nós que chegamos à área deles, mas não tinha tanta incidência. Com a estiagem prolongada, muitas lagoas secaram e essa central permaneceu com água. Então, eles vieram para cá. De um ano para cá, eles passaram a se reproduzir muito”.

Siga-nos no instagram @FontePB

Os moradores da localidade não temem a presença dos animais, tanto que às tardes, eles se reúnem a beira do lago para apreciar os répteis amontoados nas águas. No entanto, esses animais tem saído do seu habitat à procura de alimento pela cidade, dada a escarces, visto que a lagoa não comporta tantos jacarés.

Moradores relatam que os animais estão adentrando as casas e até mesmo estabelecimentos comerciais em busca de sustento. Um residente próximo a lagoa relatou que tem alimentado os répteis de dois em dois dias no lago na tentativa de mantê-los ali para que eles não saiam e invadam as ruas das cidades e provoquem acidentes com os moradores.

Ainda segundo os moradores, a prefeitura da cidade foi informada várias vezes sobre o fato porém, nenhum representante foi até o local nem providências foram tomadas. O corregedor Josemar relatou que o Ibama e a Sudema já foram notificados sobre a situação, bem como a secretaria de segurança no município, que compareceu ao local, fez inspeções e orientou os moradores quanto aos cuidados de prevenção contra os animais.

Da Redação, FontePB

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!