Mulheres mastectomizadas terão direito a fisioterapia de reabilitação na Paraíba

A reabilitação será designada por meio de avaliação do quadro clínico de cada paciente (Foto: Divulgação / Sociedade Brasileira de Mastologia)

Foi instituída, por meio de publicação no Diário Oficial da Paraíba (DOE-PB), a lei que determina a garantia e disponibilização de fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas em toda Paraíba. A ação conta na primeira página do documento na edição desta terça-feira (12).

O objetivo da ação consta em prevenir e reduzir as sequelas decorrentes do processo cirúrgico. Para ter acesso, às mulheres precisam buscar o serviço de saúde e comprovar que foi submetida a cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar.

A reabilitação será designada por meio de avaliação do quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir qual técnica de intervenção terapêutica será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas. O projeto é de autoria do deputado Jutay Menezes.

Ao regulamentar a lei, o poder público poderá regulamentar, fica encarregado de “celebrar parcerias e/ ou convênios com os municípios, com o objetivo de ampliar a rede de atendimento fisioterápico para as mulheres mastectomizadas”, diz o texto.

Com Portal T5

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!