Mulheres poderão ser beneficiadas com acompanhante durante atendimentos médicos, na PB

Imagem: Reprodução

Por Edilane Santos

O deputado Estadual Wilson Filho (Republicanos), protocolou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Paraíba, na última terça-feira (12), que dá o direito a mulheres optarem por um acompanhante durante realização de procedimentos médicos em estabelecimento públicos e privados da Paraíba.

O projeto é bastante oportuno, levando em consideração a repercussão do caso de estupro praticado por um anestesista contra uma paciente sedada durante parto de cesárea. O projeto prevê a autorização para que mulheres sejam acompanhadas, por alguém de sua escolha, durante realização de consultas, cirurgias e realização de exames.

Siga-nos no instagram @FontePB

O deputado Wison filho disse que “O Brasil assistiu a cenas estarrecedoras que mostram um médico praticando um estupro contra uma mulher que estava sedada e em trabalho de parto, em uma situação totalmente indefesa. Precisamos nos preocupar com a segurança das mulheres paraibanas e o projeto visa evitar que possíveis casos dessa natureza venham a acontecer nas unidades de saúde de nosso Estado. As mulheres precisam ser respeitadas e protegidas em todas as situações”.

Esse projeto fixa ainda que as unidades de saúde sejam responsáveis por informar ás mulheres sobre a opção da presença de um acompanhante e que equipamentos sejam cedidos para a permanecia deste durante o atendimento da mulher.

O projeto deverá ser votado na volta dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Da Redação, FontePB

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!