Orçamento Democrático Estadual conclui ciclo de capacitação para conselheiros e servidores

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual encerrou, na tarde dessa terça-feira (21), o ciclo de capacitações para os conselheiros e servidores, que teve a duração de 20h, dividido em quatro módulos. A última aula virtual contou com a presença de conselheiros das 14 regiões geoadministrativas, além do secretário executivo, Célio Alves, e uma participação especial do governador João Azevêdo.

João Azevêdo participou por meio de um vídeo, gravado especialmente para os conselheiros, parabenizando e agradecendo a participação deles na construção das políticas públicas do Estado. “Só há um caminho, seguro, para fazer o estado crescer e melhorar a vida da população: é dialogando com as pessoas. Estamos convencidos de que o estado só cresce com o diálogo. É por essa razão que faço questão de agradecer. A capacitação é fundamental para qualificar o trabalho dos conselheiros. A partir do conhecimento adquirido, tenho a certeza de que iremos avançar ainda mais na construção do Orçamento Democrático”, agradeceu o governador.

Para o secretário Célio Alves, o ciclo de capacitações foi muito produtivo para a formação e conhecimento dos conselheiros e das conselheiras. “Na medida em que o conselho se prepara, ele tem a capacidade de influir nas decisões e de fazer leituras e interpretar, para poder propor. A capacitação é necessária e indispensável para o exercício do mandato dos conselheiros. Ela será permanentemente, porque o conhecimento é exatamente isso. Estivemos aqui dialogando a cada aula e vamos, assim, produzindo novos conhecimentos. Que em 2022 possamos avançar ainda mais, com mais qualificações como essas”, afirmou Célio Alves.

O ciclo de capacitações contou com colaboração do facilitador Júnior Caroé, graduado em Tecnologia em Gestão Pública, que também falou sobre a importância da formação. “Esse ciclo foi muito importante para qualificar a participação dos conselheiros, enquanto porta vozes da sociedade. Nós pudemos dialogar sobre temas relevantes do campo da participação popular, democracia representativa e participativa, além de conceitos de Estado Brasileiro, Pacto Federativo, Gestão Pública, Políticas Públicas e Controle Social; Ciclo Orçamentário e legislação pertinente; Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de bases Estaduais e Municipais; Direito à Cidade; bem como, direitos humanos, gênero e diversidade humana, auxiliando na compreensão e no aprofundamento formativo”, disse Júnior Caroé.

A conselheira Maria das Dores Ribeiro, da região de Mamanguape (14ª Região), agradeceu pela oportunidade. “Foi muito importante tudo o que aprendemos na capacitação, em especial para mim, sobre as Peças Orçamentárias, pois, agora, ficamos mais por dentro de como acontecem os gastos públicos. Senti muito alegria em ter participado e só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse a conselheira.

Já a conselheira Elania Costa, da região de Monteiro (5ª Região), falou sobre a gratificação em ter participado desse momento. “Tudo foi muito satisfatório e gratificante. Quero parabenizar a Secretaria do Orçamento Democrático e o Governo do Estado pela iniciativa. Quando a gente adquire mais conhecimento sobre os recursos públicos, fica mais fácil de saber como reivindicar melhor as obras para a nossa região”, concluiu a conselheira.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!