Paraíba registra 31 mortes por síndrome respiratória

Imagem ilustrativa: Divulgação/ FontePB

A Secretaria de Estado da Paraíba divulgou na última segunda-feira (20), um boletim epidemiológico com dados atualizados sobre Síndrome Respiratória, onde trás o número de 31 mortes, distribuídos em sua maioria nos município de Monteiro, João Pessoa e Souza.

Assista os stories no instagram @FontePB

Dos óbitos, 15 foram de crianças entre 0 a 9 anos de idade. Outras 3 mortes estão em investigação, sendo duas de crianças com menos de 1 ano e uma de um adulto acima de 60 anos.

Os casos são descritos no boletim como:

Síndrome Gripal – Indivíduo com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse, ou dor de garganta e início dos sintomas nos últimos 07 dias;

Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (SRAG-hospitalizado) Indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia ou saturação de O2.

A secretária alerta ainda sobre os cuidados que devemos ter para evitar a transmissão desses vírus;

-Manter distanciamento social de outras pessoas e evitar aglomerações.

-Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas. – Manter as mãos limpas através da lavagem das mãos ou uso de álcool em gel 70%.

-Realizar etiqueta respiratória (conjunto de medidas adotadas para evitar a disseminação dos vírus):

-Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos. Descarte adequadamente o lenço utilizado e após higienize as mãos.

-Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.

-Evitar abraços, beijos e apertos de mãos.

-Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas).

-Recomendamos utilizar máscara se estiver com sintomas gripais.

-Se o seu filho apresentar os sintomas mencionados, ele não deve ir à escola até a melhora dos sintomas.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!