Quem são os eleitores indecisos e como se comunicar com eles?

A última pesquisa divulgada para a disputa do cargo de governador no estado da Paraíba, apresentou que 20% dos entrevistados se consideram indecisos. Um número considerável e que em sua totalidade pode definir a campanha que se avizinha.

Os que pleiteiam a principal cadeira do Palácio da Redenção, sede do Governo Estadual, têm aí dois grandes desafios: manter motivados os seus eleitores e conquistar a simpatia dos que estão em cima do muro. Aqui começa a necessidade do planejamento estratégico e ações de marketing político, e consequentemente eleitoral.

Dado o cenário apresentado no estado paraibano, podemos classificar os eleitores indecisos em dois grupos bem definidos: os que se decepcionaram com o atual governador e os que não se identificam (ainda) com os nomes apresentados. Chegar a esses eleitores demanda um esforço inteligente e estratégico, e é evidente que o primeiro passo é, através de pesquisa, identificar cada subgrupo contido no percentual de 20%, para a partir daí elencar bandeiras, alinhar discurso e trabalhar imagem.

É lógico que para encarar esse desafio é indispensável a formação de uma equipe profissional e as sondagens constantes da preferência do eleitor. Uma das estratégias mais comuns é buscar visibilidade, apresentar-se, mas isso tem que ser de forma segura, se posicionar sem titubear sobre os mais diversos temas, além é claro de já tratar de projetos que atentem para as necessidades do povo e sejam pauta de debates políticos e conversas de calçadas.


Biografia – Tony Souza

Consultor Político membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos.
Pós-Grad. em Comunicação e Marketing Político.
Expertise em Comunicação Governamental e Planejamento Estratégico.
Criador de Conteúdo, Radialista e Redator.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!