Reportagem: Guarabira nos preparativos para a eleição do Conselho Tutelar

Jota Alves.

O #JornalFontePB exibiu uma reportagem no programa desta segunda-feira (15/5) falando dos preparativos para a realização da Eleição do Conselho Tutelar no dia 1º de outubro de 2024. Os conselhos tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, para desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

É o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município que organiza o processo de eleição. Em Guarabira o prazo para se inscrever já terminou e poucas pessoas se interessaram em se candidatar.

A representante do Ministério Público, Draª Danielle Lucena, falou de sua expectativa para a eleição, de como se deu a mudança na legislação para o voto em apenas um candidato e demonstrou surpresa com a baixa procura na disputar das vagas de conselheiro tutelar.

Para que sejam usadas urnas eletrônicas na próxima eleição foi necessária uma alteração na legislação, que precisou passar pela crivou da Câmara de Vereadores.

O Ministério Público é quem fiscaliza todo o processo e promete ser rigorosa durante a campanha para evitar interferências indevidas.

Em Guarabira, mais de 42 mil eleitores estão aptos a votar, e pela primeira vez o eleitor escolherá apenas um candidato entre os cinco que serão eleitos para o colegiado. A logística ainda depende de reunião com o Tribunal Regional Eleitoral, segundo esclareceu Emanuel Bruno, presidente do CMDCA.

Veja a reportagem completa do jornalista Jota Alves:

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!