O Botafogo-PB tem uma situação relativamente confortável para buscar a classificação na Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, contra o Vitória, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Belo precisa de apenas um ponto – um empate – para avançar para as quartas de final do Nordestão. Se perder, ainda pode avançar, caso ABC ou Sport não vençam, nesta que é a última rodada da primeira fase do torneio.
O time paraibano busca manter o retrospecto dos últimos dois anos, de sempre avançar pelo menos para o primeiro mata-mata do torneio. Além disso, se passar, o clube garante uma cota de R$ 300 mil das quartas de final.

Desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, em 2013, o Botafogo-PB só ficou de fora justamente da edição que marcou o retorno do torneio. De 2014 para cá, o Belo é presença constante no campeonato mais importante da região.
A partir de 2018, o Botafogo-PB voltou a passar de fase na competição. Naquele ano, o formato foi um pouco diferente do atual. Eram quatro grupos com quatro equipes, e o Alvinegro da Estrela Vermelha estava numa chave com Bahia, Náutico e Altos-PI.
O Belo passou em segundo, atrás do Bahia, e acabou encarando no mata-mata o próprio Tricolor, já que a disputa nas quartas de final foram definidas por sorteio. Ainda com partidas de ida e volta no mata-mata, o confronto começou no Estádio Almeidão, mas quem levou a melhor foi o Bahia, que venceu por 2 a 1. Na volta, em Pituaçu, um empate sem gols classificou o Tricolor.
Por Redação FontePB com GloboEsportes – Leia aqui!