FontePB
  • Notícias
    • Cidades
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Pandemia
    • Esportes
    • Justiça
    • Tempo
    • Festividades
    • Saúde
  • Policial
  • Política
    • Eleições 2022
    • Legislativo
    • Executivo
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
FontePB
  • Notícias
    • Cidades
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Pandemia
    • Esportes
    • Justiça
    • Tempo
    • Festividades
    • Saúde
  • Policial
  • Política
    • Eleições 2022
    • Legislativo
    • Executivo
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
FontePB
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados
Home Brasil Mundo

União Europeia deve apoiar investigação sobre crimes de guerra

A informação é da presidente do Parlamento Europeu

Por Redação FontePB
1 de março de 2022
em Mundo
© Reuters/Gonzalo Fuentes/Direitos Reservados

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, disse, hoje (1º), que a União Europeia deve dar total apoio para que o Tribunal Penal Internacional investigue possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia na invasão militar da Ucrânia.

“Vamos apoiar a jurisdição do Tribunal de Haia para investigar crimes de guerra na Ucrânia e para responsabilizar o presidente russo, Vladimir Putin e o presidente bielorusso, Alexander Lukashenko”, disse Roberta ao abrir, há poucas horas, a sessão plenária extraordinária que o Parlamento Europeu convocou para discutir “a agressão russa contra a Ucrânia”.

No domingo (27), o governo ucraniano ajuizou um processo contra a Rússia junto ao Tribunal Penal Internacional, pedindo que a Corte ordene que as tropas russas parem imediatamente o ataqCrue militar. Embora nem a Ucrânia, nem a Rússia integrem formalmente o tribunal, o procurador Karim Khan informou, ontem (28), que a Corte decidiu apurar a situação e as acusações ucranianas de que o Kremlin é responsável por crimes de guerra e contra a humanidade que a Rússia vem cometendo há anos.

“Estamos diante de uma ameaça existencial à Europa que conhecemos”, afirmou a presidente do parlamento, referindo-se especificamente ao ataque militar deflagrado na última quinta-feira (24). Em um pronunciamento bastante aplaudido pelos presentes, Roberta defendeu o ingresso da Ucrânia na União Europeia.

“Reconhecemos a perspectiva europeia da Ucrânia e, conforme estabelece nossa resolução e como já disse ao presidente [ucraniano Volodymyr Zelensky], levaremos em conta a solicitação ucraniana de ingresso na União Europeia. Trabalharemos neste sentido porque temos que enfrentar o futuro em conjunto”, declarou Roberta antes de defender o que classificou como “quatro princípios importantes para o futuro da União Europeia”.

“Primeiramente, a Europa não pode continuar dependendo do gás vendido pela Rússia. Temos que duplicar nossos esforços para diversificar nossas fontes energéticas para garantimos uma sólida segurança energética e não deixarmos a Europa nas mãos de autocratas”, disse a presidente do Parlamento Europeu antes de propor outras restrições além das já aplicadas contra integrantes do governo russo e milionários que apoiam a Putin e seus principais assessores.

“Além de disponibilizar armas à Ucrânia, já aplicamos um conjunto de sanções sem precedentes, maciças. Declaramos que a aviação russa e os jatos privados dos oligarcas russos já não são bem-vindos nos países europeus. Fizemos com que a Rússia fosse excluída do sistema Swift. Banimos os instrumentos de propaganda do Kremlin e os cidadãos, organizações, empresas e o mundo dos esportes assumiram uma posição clara e firme, salientando que não manterão relações ou tolerarão um agressor”, destacou Roberta, propondo que a Europa vá “ainda mais longe”.

“Os oligarcas de Putin, aqueles que o financiam, não devem continuar utilizando seu poder econômico para se esconder em nossas cidades ou clubes esportivos atrás de uma falsa respeitabilidade. Seus iates não devem poder entrar em mais nenhum porto da Europa e não podemos continuar vendendo passaportes [e a cidadania] a amigos de Putin”, pontuou Roberta.

“Em terceiro lugar, nossos investimentos em Defesa devem estar à altura de nossa retórica.A Europa tem que avançar para uma verdadeira união em termos de segurança e defesa. Na semana passada mostramos que isto é possível, desejável e, sobretudo, necessário.”

“Em quatro lugar, temos que lutar contra as campanhas de desinformação do Kremlin. Insto as [empresas responsáveis pelas] redes sociais e os conglomerados de telecomunicações para que compreendam sua responsabilidade e que não existe neutralidade quando estamos em uma guerra”, concluiu a presidente do Parlamento Europeu.

Agência Brasil

Tags: CrimeGuerraInvestigaçãoMundoParlamentoRússiaUcrâniaUnião Europeia
CompartilharTweetEnviar
FonteMultimidia
  • CNPJ - 29.063.561/0001-11 ME | Inscrição Municipal 5516 | Endereço: Av. Padre Inácio de Almeida, 1º Andar, nº 313, Sala 1 - Centro | Guarabira PB | CEP: 58200-000
  • Expediente
    Diretor Geral - Pedro Júnior
    Redatora - Edilane Santos
    Designer - Agência Fonte Multimídia
  • Nossas Redes Sociais
Instagram Instagram Facebook Twitter Youtube Whatsapp
0 Milhões
de visualizações
  • Quem Somos
    O FontePB é o portal de notícias sobre o mundo que faz o uso da linguagem jovial sem deixar de lado os requisitos para a boa estruturação da notícia. Com o conteúdo diversificado, o FontePB traz as informações mais relevantes sobre cidades, política, cultura, entretenimento, saúde, policial e muito mais.

    O conteúdo é produzido, revisado e intercorrido pelo crivo de nossa Chefe de Redação. Com um design reformulado, o portal apresenta novidades na tipografia, nas cores e nos elementos visuais. Além disso, e sobretudo, a mudança evidencia o aperfecionamento do carregamento das páginas e do conforto na leitura para o público.
  • Termos
    O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário. O FontePB poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

    As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: FontePB.com. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.
  • Anuncie Conosco
    Temos como principal objetivo não poluir a página
    ou prejudicar a navegação, por isso trabalhamos
    com (05) cinco formatos de anúncio em diversos
    lugares no portal.

    SUPERBOARD
    Tamanho 970x250px
    Locais: Na capa e em todas as páginas

    LEADERBOARD
    Tamanho 728x90px
    LocaL: Na capa

    CUBE
    Tamanho: 300x300px
    Local: Na capa

    LAYERCORNER
    Tamanho: 600x300px
    Local: Na capa

    NEWS
    Tamanho: 350x250px
    Local: Em todas as páginas

© Copyright 2020-2023 – FontePB.com  |  Feito com  por Desk Gov.

  • Notícias
    • Cidades
    • Paraíba
    • Brasil
    • Mundo
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Pandemia
    • Esportes
    • Justiça
    • Tempo
    • Festividades
    • Saúde
  • Policial
  • Política
    • Eleições 2022
    • Legislativo
    • Executivo
Nenhum Resultado
Ver todos os resultados

© 2020 FontePB.com Feito com por Desk Gov.