Operação Mercatio: Fiscalização de crimes ambientais na Paraíba apreende 104 animais silvestres

Foto: Reprodução/ BPAmp-BP

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em colaboração com o Batalhão de Polícia Ambiental, concluiu hoje, dia 03 de junho, a “Operação Mercatio”, iniciada em 26 de maio, cujo principal objetivo foi a fiscalização de crimes ambientais, com enfoque na caça ilegal e na manutenção irregular de animais silvestres em cativeiro. A abrangência da operação englobou 17 (dezessete) municípios paraibanos, desde o alto sertão até a região de Campina Grande.

Assista os stories no instagram @FontePB

No decorrer da “Operação Mercatio”, foram apreendidos um total de 104 (cento e quatro) animais silvestres, incluindo aves e mamíferos, que estavam sendo mantidos de maneira irregular em cativeiro. Essa medida se revela de suma importância para a preservação da fauna nativa e o combate ao tráfico de animais, uma atividade ilícita que representa uma ameaça à biodiversidade e ao equilíbrio ambiental.

Adicionalmente, no transcorrer da operação, foram emitidas multas no valor total de 82 mil reais pelo IBAMA, com o intuito de responsabilizar os infratores que violaram as normas ambientais. Ressalta-se, ainda, a apreensão de 02 (duas) espingardas utilizadas para a prática de caça predatória. Tal medida visa coibir atividades ilícitas que colocam em risco a fauna e comprometem a integridade dos ecossistemas.

Como resultado das ações realizadas durante a Operação Mercatio, diversas pessoas foram responsabilizadas administrativa e criminalmente pelos delitos ambientais identificados. É relevante salientar que as denúncias desempenharam um papel fundamental para o sucesso da operação e foram realizadas por meio da linha verde do IBAMA, que possibilita o engajamento da população na proteção do meio ambiente.

Seção de Comunicação e Marketing Institucional do BPAmb.

Cobertura FontePB

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Paraíba, do Brasil e do mundo? Siga o FontePB nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!